Nova pesquisa sobre a eficácia do Yoga no tratamento de dor lombar

Dor nas costas
Dor nas costas

Mais uma pesquisa aponta a eficácia do Yoga no tratamento de dores nas costas comuns. Desta vez, o estudo selecionou pessoas com renda mensal baixa, além de minorias.

Não é comum considerar o Yoga como alternativa para o tratamento de dores nas costas nesta população. Normalmente, aulas de yoga não estão acessíveis a todos.

O estudo da Universidade de Boston submeteu uma parte do grupo a um calendário regular de práticas de posturas e exercícios respiratórios, além de meditação. Os restantes seguiram o tratamento convencional.

O grupo de praticantes de Yoga obteve uma melhora bastante significativa. O consumo de analgésicos e anti-inflamatórios foi reduzido em 80%, ao contrário do segundo grupo que manteve o consumo de remédios no mesmo nível.

A meu ver, cada vez mais, resultados semelhantes aparecerão. Conforme o número de pessoas que atribuem ao Yoga uma melhora em suas condições físicas aumenta, mais serão feitas investigações para comprovar estes dados. Podem alguns alegar que não há necessidade de pesquisas, pois os resultados estão aí…contudo, considerando que faz parte da nossa cultura ocidental a prova científica para validar e guiar nossas escolhas, acredito que essas iniciativas acabarão aproximando mais e mais pessoas do Yoga e dos benefícios que ele pode nos proporcionar através da divulgação de seus resultados postivos.

“Last but not least”, a foto aí de cima chamada de “Backpains…” foi garimpada no Flickr de JD´na. Apesar de falarmos em dor, não quis colocar uma figura também “dolorosa”, sofredora… e sim uma para alegrar um pouco o espírito e os olhos de quem leu a matéria. Tomara que curtam.

Anúncios

2 comentários em “Nova pesquisa sobre a eficácia do Yoga no tratamento de dor lombar

  1. Maísa, que bom que vc descobriu o Yoga para cuidar de vc como vc cuida do seu bebê! Muitas mulheres procuram o Yoga na gravidez (não sei se foi o seu caso) e depois o abandonam. Mães, façam como a Maísa! Nossos filhos, netos, sobrinhos, enteados,…precisam de cuidadoras fortes e flexíveis! Bjs

  2. Maravilha!!! Tenho um bebê de 7 meses e são tantos “colinhos” que as costas sentem um bocado. Ao final do dia é a Yoga que me ajuda a “ajeitar” tudo!

Os comentários estão encerrados.