Sita Sings the Blues

O Ramayana narra a história do príncipe Ramauma das encarnações de Vishnu – e sua esposa Sita.  Esta história, juntamente com o Mahabharata, são os dois mais importantes épicos da tradição indiana. Esses épicos não são simples histórias, mas apresentam aspectos importantes da tradição e pensamento hindus. As  figuras de Rama, Sita, Hanuman, Ravana, etc.  são partes fundamentais da cultura e essência indianas.

A americana Nina Paley, autora desta premiada animação de 2008,  mescla à narrativa inspirada no épico, sua própria história, sua separação e sua vida em São Francisco.

Para aquele que não conhece o Ramayana, é importante lembrar que ela usa somente determinadas situações e personagens deste maravilhoso épico e ainda os submete à ótica feminista ocidental. Então, não espere ver um retrato fiel da história, mas uma livre interpretação.

Em seu site, estão disponibilizadas várias versões do filme para download grátis. Como a autora diz: “Da cultura comum a história veio, e para lá voltará.” Mesmo que não entenda o inglês do filme, confira a criativa animação e as músicas…

Anúncios

Um comentário em “Sita Sings the Blues

Os comentários estão encerrados.