“Iyengar Yoga pode aliviar dor nas costas crônica” – Reuters Health

dorlombar
Dor nas costas

Saiu no dia 10 de setembro na agência Reuters Health um artigo sobre Iyengar Yoga e sua capacidade de aliviar os sintomas da dor nas costas.

Segundo o periódico Spine, os pesquisadores acompanharam 90 pessoas com dor crônica nas costas durante 6 meses. Eles poderiam escolher entre utilizar Iyengar Yoga como prática terapêutica ou a medicina convencional.

Os resultados demonstraram que aqueles que frequentaram as aulas terapêuticas de Iyengar Yoga obtiveram uma melhora significativa na sua mobilidade e dor e também aliviaram sintomas de depressão. E isso é uma indicação de que esta prática pode ser eficaz no tratamento de casos de lombalgia.

O artigo deixa claro que não é Yoga de forma geral, mas aulas terapêuticas de Iyengar Yoga com um professor certificado.

Para mim, o que me chamou mais atenção foi o final da reportagem onde o pesquisador diz: “As pessoas que sofrem de lombalgia precisam se envolver ativamente na sua recuperação, e isso (a prática do yoga) dá a elas um procedimento passo-a-passo para poderem fazer isso.”

Leiam o artigo completo (em inglês, 😦 ).

Anúncios