Rejuvenescimento…sem botox!

Postura perfeita
Postura perfeita

Visite este blog em seu novo endereço : www.anatoledoyoga.com.br

Para fugir do inevitável envelhecimento a que todos estamos sujeitos, muito se fala em botox, preenchimento, lifting, ácidos, cremes…métodos (sempre caros!),  invasivos ou não, que prometem devolver uma aparência fresca e leve – a tão famigerada eterna juventude. Pessoalmente, não tenho nada contra o cuidado com a aparência desde que não se torne uma obssessão e causa de sofrimento. O que acho engraçado mesmo nisso tudo é que existe um item que não custa nada e que faz realmente milagres na área do rejuvenescimento e do qual pouca gente se lembra: uma bela postura.

Não há, na minha opinião, botox algum que consiga o mesmo efeito de uma bela postura. A coluna ereta traz não só um ar jovem, mas também muita elegância.

Sem dúvida, a dificuldade em manter a postura correta é grande. A evolução da nossa espécie de quadrípedes para bípedes e as horas gastas em posições antinaturais como no volante do carro, em frente ao computador, afundado no sofá assistindo TV são fatores importantes que tornam a postura harmônica de difícil acesso para muitos de nós.

Porém, além do efeito rejuvenescedor da postura correta, há outros efeitos muito mais sutis que justificam o esforço para se trabalhar nesta busca. Vou citar apenas alguns:

1) Melhor digestão: costas arqueadas e peito fechado pesam sobre nossos órgãos internos, fazendo que o trabalho deles seja dificultado. Além disso, para se manter a boa postura é imprescindível uma musculatura de suporte (core) – lombar e abdômen – forte. Esta musculatura também acaba tendo um papel importante na sustentação destes órgãos, mantendo-os no devido lugar para que funcionem livremente.

2) Ossos mais fortes: quando o esqueleto se equilibra, os ossos verdadeiramente cumprem seu papel de sustentar o peso do corpo,o que os torna mais fortes.

3) Menos dores de cabeça e maior eliminação de toxinas: com a postura correta, o peso da cabeça é sustentado com menor esforço pelo corpo, sobrecarregando menos os músculos em torno da coluna cervical e o trapézio, principalmente. Uma pesquisa foi feita em 2008 na Itália onde os trabalhadores que corrigiam sistematicamente a posição da cabeça e pescoço de duas em duas horas durante o trabalho apresentavam 40% menos casos  de dores de cabeça todo mês. Quanto à eliminação das toxinas pelos canais linfáticos e veias, um corpo com menos distorções e desvios facilita muito esta tarefa.

Os praticantes de yoga sabem disso e muitos deles apresentam uma bela postura como uma das consequências da sua busca por um corpo limpo, saudável e forte para que possam cumprir seu papel neste mundo da melhor forma possível.

Então, aonde estiver, estique as costas! E lembre-se: afinal, o que é a juventude senão um corpo resistente, sem dores e uma ótima saúde?

Anúncios

3 comentários em “Rejuvenescimento…sem botox!

  1. Adorei, Ana.

    Sem dúvida nenhuma toda busca, incluindo a da beleza externa, começa dentro de nós.

  2. Adorei essa preciosa informação, bastante produtiva , formativa e informativa.
    Valeu!
    celeste

Os comentários estão encerrados.