A prática de Iyengar Yoga é muito rígida e severa?

Este vídeo é uma entrevista de John Schumacher, professor americano Senior de Iyengar Yoga, onde ele fala sobre o fato desta modalidade de yoga ser referida, muitas vezes, como rígida e severa.

Um dos trechos de que gostei muito é quando ele fala – em inglês somente 😦 – que tudo é feito com o intuito de manter o aluno presente, não deixando a mente divagar. As instruções enérgicas convocam o aluno a trazer sua atenção absoluta para a execução dos asanas. E é isso um dos fatores que diferencia essa prática de uma atividade física qualquer: a necessidade de estar presente.

Assim, por exemplo, quando ele pede para que os pés permaneçam paralelos e ele não vê esta ação no aluno, é um sinal de que sua atenção se perdeu, seu foco se foi e ele, como professor e guia, deve conduzi-lo de volta ao momento presente, para que se concentre de novo.

Pensando bem, acredito que, para o professor, muito mais fácil seria deixar cada um fazer o que bem entendesse. Talvez as pessoas se sentissem mais satisfeitas. No entanto, ninguém disse que yoga foi feita para deixar as pessoas contentes e satisfeitas consigo mesmas. Yoga implica em transformação…e transformações são sempre difíceis…

Aproveitem!

Anúncios

2 comentários em “A prática de Iyengar Yoga é muito rígida e severa?

Os comentários estão encerrados.