Iyengar Yoga: por que usar tantos materiais?

Cadeiras para a prática de Iyengar Yoga
Cadeiras para a prática de Iyengar Yoga

Semana passada, uma pessoa, que entrava pela primeira vez em uma aula de Iyengar Yoga, perguntou: “Mas para que tanto material? Não é aula de Yoga?”

Confesso que, quando iniciei, pensei o mesmo. Isso é tão diferente do que pensamos ser uma aula de Yoga! Contudo, quando praticamos, percebemos claramente o motivo do uso dos acessórios.

BKS Iyengar foi quem, pela primeira vez, utilizou os acessórios na prática de Hatha Yoga. Iyengar teve seu cunhado, T. K. V. Krishnamacarya, como guru. Segundo o que me contaram, quando bem jovem, seu guru pediu para que ensinasse Hatha Yoga a um grupo de senhoras indianas. Quem já viu um vídeo de Iyengar praticando percebe que ele, desde novo, já era um grande e iluminado iogue e executava as posturas lindamente. Diante dessa turma, Iyengar percebeu que elas não poderiam executar as posturas conforme havia aprendido. Assim, utilizando os utensílios disponíveis em qualquer casa indiana, criou o que se tornou uma de suas grandes contribuições para o Hatha Yoga. Usando cadeiras, almofadões, cordas, cintos, blocos…ele permitiu que a prática passasse a ser acessível a todos. Esse ato tão generoso nos permite que consigamos executar as posturas de forma a usufruir todos os benefícios que elas têm a nos oferecer, apesar de idade, condicionamente físico ou lesões pré-existentes.

Cada acessório pode ser usado com vários intuitos…ora para tornar uma postura mais intensa, mais alinhada e mais harmônica, ora para apoiar o praticante nas posturas restaurativas.  Tudo depende do objetivo da aula e da experiência e habilidade do professor.

E é muito natural que os praticantes acabem querendo ter os acessórios em casa à medida que aprendem como usá-los.

Se você quiser saber aonde adquirir os acessórios (blocos de madeira, cintos, cadeiras, almofadões,…), mande email para anatoledoyoga@gmail.com.

Anúncios