Preciso ser vegetariano para praticar yoga?

Ser ou não ser vegetariano?
Ser ou não ser vegetariano?

Eu não come carne há uns 10 anos. Mas, esta decisão não é obrigatória e que será exigida de você quando iniciar sua prática regular.

Para os iogues, o vegetarianismo ou a observação atenta da dieta ocorre naturalmente como consequência da prática do Yoga. Nada é imposto. O próprio corpo passa a buscar a comida adequada a ele.

Na filosofia do Yoga, os alimentos são classificados de acordo com a energia que carregam e com as reações que provocam em nosso corpo e mente. Frutas, verduras e legumes frescos, por exemplo, têm uma qualidade leve, luminosa, sutil e purificadora. Já a carne e os alimentos industrializados são pesados e obscurecem a mente.

Outro cuidado importante é evitar comer muito rápido em um ambiente agitado. Isso dificulta muito nossa digestão e a consequente boa assimilação dos nutrientes.

Para os iogues, o alimento não é um caminho para a saúde, mas a própria saúde!

Cada um deve descobrir a melhor dieta de acordo com seus objetivos, idade, gasto energético…valendo-se sempre do bom senso e da disciplina que se fortifica com a prática regular dos asanas e pranayama.

Anúncios