Sobre Patanjali – Parte I

Patanjali
Patanjali

Acredita-se que Patanjali pode ter vivido entre 500 e 200 a.C., mas sua história é cercada de lendas. Não se sabe ao certo se ele era um indivíduo ou um grupo de pessoas…o que se tem são suas obras. Elas abrangem três campos do conhecimento humano: medicina, gramática e yoga.

Seu tratado em yoga, Yoga Sutras, é fundamental para o estudo do yoga. Ele é composto por 196 sutras ou aforismos. Diferentes escolas interpretam os aforismos de acordo com sua ótica particular. Minha referência será o Iyengar Yoga, sempre baseada no livro “Light on the Yoga Sutras of Patanjali” de BKS Iyengar.

Patanjali divide seu tratado em quatro partes: Samadhi Pada, Sadhana Pada, Vibhuti Pada e Kaivalya Pada. Nos Yoga Sutras, encontramos vários temas e definições importantes, como, por exemplo, a definição de Yoga e sua divisão em oito partesyamas (auto-disciplina), niyamas (disciplina ética), asanas (posturas físicas), pranayama (controle de energia através do controle da respiração), pratyahara (interiorização dos sentidos), dharana (concentração), dhyana (meditação) e samadhi (união completa com o Universo). (CONTINUA em Sobre Patanjali – Parte II…)

Anúncios